Precisamos entender que os ministérios que exercemos na Igreja são meios através dos quais Deus nos usa para nosso próprio crescimento, edificação do Corpo de Cristo e expansão do Reino de Deus aqui na terra. É fundamental que haja integração entre todos os ministérios da igreja. Na verdade, trata-se de uma divisão de serviços para melhor utilização e otimização dos dons concedidos pelo Espírito Santo à Igreja de Jesus Cristo.

Quando pensamos em crescimento, acreditamos que todas as Igrejas que crescem são lideradas por pessoas que esperam que suas igrejas cresçam. A igreja só irá crescer quando estiver bem internamente. Só quando houver saúde no corpo – a Igreja – é que, naturalmente, ela vai alcançar a bênção da multiplicação (I Co 12).

Paulo em sua carta aos Efésios, no capítulo 4.7-16, fala de como devemos viver na igreja, na busca de um crescimento espiritual constante, a fim de que, juntos, como membros do Corpo de Cristo, promovamos uma vida saudável dentro da Igreja. Olhem o verso 16: “de quem todo corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”.

Paulo nos fala, então, de como podemos promover a saúde da igreja, através do crescimento espiritual de cada membro do corpo, que vai gerar amadurecimento pessoal, possibilitando, portanto, um relacionamento saudável entre os irmãos que também fazem parte do Corpo. É no abandono de práticas erradas e no exercício de uma nova vida que geramos crescimento pessoal e comunitário (Ef. 4.17, 5.1-21).

oracao

Ministério de oração

Despertar a consciência de que a oração é o desafio pessoal de todo cristão e é a base fundamental de toda a atividade da Igreja. Como Corpo de Cristo, a oração é o ar que respiramos, é o ambiente em que devemos viver para realizar a visão bíblica de ministério eclesiástico, para tomarmos as decisões corretas, encontrarmos os caminhos certos, segundo a vontade de Deus para a sua Igreja (Pv. 3.5,6). Somos uma igreja abençoada à medida que temos a oração como fator de sucesso.

ornament1

ensino

Ministério de Ensino

Seu objetivo é promover, organizar, coordenar bem o ensino cristão pautado nas Escrituras Sagradas e em conformidade com nossa Fé Reformada, de forma a equipar a igreja preparando-a para uma vida cristã equilibrada, de crescimento e serviço, através dos dons espirituais.

ornament1

musica

Ministério de Música

A visão deste ministério é promover e desenvolver o ensino, o aprendizado e a sensibilidade pela música multiforme e eterna. Pretende ser um ministério eficaz e efetivo, que facilite a adoração genuína a Deus e a edificação da Igreja e no serviço da proclamação da mensagem salvadora na sua comunidade, desenvolvendo, ampliando e consolidando uma cultura musical, através dos seus recursos humanos, técnicos e materiais, através de cursos, eventos, palestras etc. Sua missão é fundamental no ensino doutrinário da Igreja, seja através da música, seja no auxílio à elaboração de toda programação litúrgica.

ornament1

familia

Ministério da Família

Este ministério tem por finalidade oferecer às famílias, principalmente da Igreja, ferramentas para uma vivência familiar saudável, fundada em princípios bíblicos, e buscando uma integração dessas famílias ao convívio da igreja.

ornament1

equipe oi

Equipe Oi

Esta equipe tem por finalidade precípua promover a integração de todas as pessoas que chegam à igreja possibilitando crescimento cristão saudável no Corpo de Cristo e acolhimento na Casa do Senhor. Atuam junto aos visitantes desde sua primeira vinda à igreja até o momento em que se tornam membros estando já devidamente envolvidos na vida da igreja.

ornament1

eventos

Equipe de Eventos

Esta equipe atua na preparação dos eventos de integração da igreja possibilitando fazer de datas especiais de nosso calendário oportunidades para os membros da igreja trazerem seus parentes e amigos e outros a um espaço convidativo onde desfrutem de comunhão e ouçam do evangelho da salvação.

ornament1

acao-social

Ministério de Ação Social

Este ministério tem por finalidade planejar e executar toda a ação social da igreja bem como coordenar seus projetos sociais, visando atender aos necessitados e gerar consciência de cidadania às pessoas.

ornament1

adm-e-financas

Ministério de Administração e Finanças

Este ministério tem por finalidade planejar, executar e controlar melhor o exercício da mordomia cristã na igreja, incluindo departamentos e ministérios, e de todos os recursos de infra-estrutura operacional, permitindo às atividades fins os meios e serviços necessários à sua melhor consecução, zelando também pelo patrimônio físico da Igreja em sua manutenção e expansão; deve também acompanhar e oferecer suporte ao planejamento estratégico da Igreja. Compõem este ministério o conselho da igreja auxiliado pelas comissões de Orçamento, de Exame de Contas e de Obras.

ornament1

missao

Conselho Missionário

Este ministério deve ter uma visão ampla da tarefa de evangelizar, ultrapassando as barreiras locais, consequentemente culturais. Sua missão é ampliar a consciência missionária da Igreja, promover o sustento de missionários em todos os sentidos, plantar novas igrejas, promover eventos que massifiquem a grande Comissão de Jesus dada à Igreja e promover um grande sentimento de compaixão pelas pessoas sem Cristo.

É função do Conselho Missionário formar no seio da Igreja a consciência de que evangelizar é tarefa de todos, sem exceção, descobrindo, analisando e usando todos os meios possíveis e imagináveis de evangelização, sempre pautados na Palavra. Todos os discípulos são enviados ao mundo para proclamar as Boas Novas, planejar e desenvolver as atividades relacionadas às diversas áreas do campo de evangelização, integrar todos os recursos disponíveis com vistas ao contínuo aperfeiçoamento da ação evangelística; despertar e preparar os leigos para a tarefa de evangelização.

ornament1

O Papel do Mentor

O mentor, junto aos ministérios e departamentos, tem por finalidade orientar e assessorar as atividades dos mesmos, a fim de tornar eficiente a vida espiritual do povo de Deus; reunir-se com o ministro, equipe e diretorias para orar, traçar planos, medir resultados, averiguar estratégias, corrigir rumos, mediar conflitos, encorajar e aconselhar, sempre que possível em consonância com as decisões do nosso planejamento estratégico.